sábado, 13 de novembro de 2010

Prós e contras das usinas hidrelétricas




Algumas desvantagens são:

  • Forte dependência de um regime de chuvas;
  • Forte impacto socioambiental causado pela inundação de grandes áreas, com consequente deslocamento de comunidades inteiras e a destruição do  habitat de espécies natural de espécies nativas e endêmicas;
  • Antigamente pesava-se que esta fonte não poluía, mas sabe-se hoje que existe a decomposição da vegetação submersa que dá origem GEEs como o metano, gás carbônico e o óxido nitroso.
  • A atenção deve ser chamada ao fato que ocorreu em Junho de 2001, a crise energética do "Apagão".  
Vantagens :

Não é necessário qualquer combustível: Uma das principais vantagens das centrais hidroeléctricas é que não necessitam de nenhum combustível para produzir energia. As centrais hidroeléctricas utilizam a energia renovável de água para gerar eletricidade.

O preço da electricidade é constante: Como não é necessário qualquer combustível para as centrais hidroeléctricas, o preço da eletricidade produzida por estas é mais ou menos constante. Não depende do preço de combustíveis como carvão, petróleo e gás natural no mercado internacional. O país nem sequer tem de importar o combustível para dirigir a central hidroeléctrica poupando, assim, imensa moeda local.

Não é criada poluição do ar: Como as centrais hidroeléctricas não queimam nenhum combustível, não criam qualquer poluição. Não emitem gases perigosos e matéria de patrículas, e assim mantêm a atmosfera circundante limpa e sã para a vida.

Vida longa: a vida das centrais hidroeléctricas é mais longa do que a vida de centrais termais. Há algumas centrais hidroeléctricas que foram construídas há mais de 50-100 anos e ainda estão em funcionamento.

Preço da produção de electricidade: são necessárias muito poucas pessoas para o funcionamento de uma central hidroeléctrica, visto que a maior parte das operações são automatizadas, os custos operacionais das centrais hidroeléctricas são baixos. Além disso, conforme as centrais ficam mais velhas, o preço da electricidade que gera fica mais barato, visto que o preço de capital inicial investido na fábrica é recuperado durante o longo período de operações.

Funciona facilmente durante o pico de cargas diárias: a exigência diária de energia não é constante em todas as alturas do dia. O pico máximo ocorre à noite. É muito difícil começar e parar diariamente as centrais termais e nucleares. As centrais hidroeléctricas podem ser facilmente iniciadas e paradas sem consumir muito tempo. A água pode ser reunida na barragem em todas as alturas do dia e isto pode ser usado para gerar electricidade durante os períodos de pico.

Irrigação de quintas: a água das barragens também pode ser usada para a irrigação de terrenos de quintas, produzindo assim a produtividade agrícola durante todo o ano, até em áreas onde os aguaceiros são escassos ou nulos.

Desportos aquáticos e jardins: nas imediações das barragens, a água do reservatório pode ser utilizada para desenvolver instalações recreativas públicas como parques de desportos aquáticos e jardins.

Previne inundações: as barragens também ajudam a prevenir inundações nas áreas próximas dos grandes rios.

Fontes: http://www.energiasealternativas.com/beneficios-energia-hidroelectrica.html
 http://www.slideshare.net/wladimircabral/energia-e-meio-ambiente

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!! Posso estar enganado, mas como não é criada poluição no ar se a decomposição da vegetação submersa emite GEEs? Alguma explicação para isso ou acabaram esquecendo de tirar esse "pro"? Obrigado pela atenção! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mais, não vi erros, parabéns pelo trabalho!

      Excluir
    2. Se vc olhar nas desvantagens vc irá ver
      Ent esta correto

      Excluir